Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de março de 2015

Gestão de Conflitos


“Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas” - Charles Chaplin

Opinião grupo:

Para discutirmos este assunto, nada melhor do que começar com esta magnifica citação, não concordam ? Numa maneira geral, pensamos em "conflitos" tendo uma conotação negativa. Mas, nem tudo o que achamos ser, é ! Por exemplo, são os conflitos de ideias que muitas vezes levam a novas e melhores soluções. O que é preciso é canalizar os conflitos para canais construtivos em vez de negativos em cenários de combate pessoal. Nós, os líderes precisamos saber gerir conflitos de forma a produzir bons resultados em vez de um ambiente de trabalho improdutivo.Devemos procurar criar um ambiente onde os colaboradores não se sintam inclinados a entrar em conflitos relacionados com o ego.


Ser capaz de manter uma comunicação aberta e eficaz com os colaboradores, concentrar-se na formação de equipas e no desenvolvimento de trabalho em equipa são tarefas fundamentais para a gestão de conflitos. Uma atenção consciente (e permanente) deve ser dada para evitar os factores negativos . Devemos:


Definir os papéis de trabalho para todos os colaboradores para que todos saibam o que se espera que façam. Melhor ainda, os gestores devem procurar criar equipas autogeridas, proporcionando-lhes metas desafiadoras. Neste caso, os membros da equipa discutem entre si e decidem, por si mesmos.
Encontrar tempo para debates individuais entre cada colaborador e o seu superior, de modo a que se ajude o trabalhador a desenvolver hábitos de trabalho de equipa, incluindo o hábito de discutir problemas e soluções em vez de personalidades;
Manter as equipas e os colaboradores informados sobre a evolução do desempenho da empresa e do que está a acontecer; evite a profusão de rumores infundados.


Em conclusão, é fundamental o fator tempo e a inclusão dos colaboradores na tomada de decisão. Gestor, líder, lembra-te disso!

Sem comentários:

Enviar um comentário